Simpósio de Cultura da FURG terá sua sétima edição a partir da próxima semana
06/11/2020 13:06 em Variadas

Destinado à apresentação de trabalhos e projetos que desenvolvem ações e pesquisas nas áreas das artes visuais e culturais, o 7º Simpósio de Cultura (Simcult) da FURG faz parte da 19ª Mostra da Produção Universitária (MPU), que ocorre de 11 a 13 de novembro, em formato virtual, via Moodle. Durante o evento, serão realizadas apresentações de trabalhos, projetos, exposições, mostra de vídeos, oficinas, performances, intervenções e palestras.

De acordo com Débora Amaral, uma das organizadoras do Simcult, até agora o evento conta com 27 trabalhos inscritos. “Nossa expectativa é a garantia da partilha e do encontro, ainda que virtual. Estar com as pessoas, ouvir o que estamos produzindo no campo da cultura é sempre um momento de aprender, de renovar sonhos e esperanças, e também, de construirmos ações coletivas”, explica.

Sobre o Simpósio em 2020

O Simcult é um espaço para dialogar e divulgar a produção da arte e da cultura no contexto universitário, constituído por diferentes manifestações e linguagens para abordar o fazer cultural aliado a perspectivas acadêmicas. De acordo com Débora, o formato digital acaba por limitar, mesmo que minimamente, algumas formas de expressão artística, que podem ser melhor visualizadas e apreciadas em formato presencial, no entanto, devido à pandemia, seria inviável conceber a iniciativa dessa maneira.

Os desafios de organizar um evento durante o isolamento social em formato digital são muitos, “O corpo, a visão, o cansaço da tela, o delay, a conexão...”, pontua Débora. No entanto, para ela, a vontade de estar junto, inerente ao ser humano, é um fator de motivação, necessário para o enfrentamento destes obstáculos. “Temos aprendido muito. Em especial estamos compreendendo que podemos estar mais perto dos campi com essas tecnologias e metodologias virtuais”, aponta.

“Sentimos falta do abraço e da partilha do chimarrão, mas ouvir nossos colegas e vê-los, mesmo que na tela, é uma forma de lembrar que somos grupo, que somos coletivo”, conclui Débora.

19ª MPU

A Mostra da Produção Universitária tem por objetivo a divulgação, a promoção e o acompanhamento dos diversos trabalhos em nível de graduação e pós-graduação, desenvolvidos por participantes de projetos/programas da FURG e outras instituições de ensino superior. Criada em 2002, busca incentivar o desenvolvimento da pesquisa, do ensino, da extensão, da inovação tecnológica e da cultura na região sul do Rio Grande do Sul, criando um ambiente acadêmico propício à troca de experiências e aperfeiçoamento de metodologias.

Com o tema "Ciência é compromisso social!", a 19ª MPU vem destacar a importância e o papel da ciência como norteadora na tomada de decisões da sociedade e a sua relevância para novas descobertas, para a inovação e melhoria da qualidade de vida, reafirmando a importância da saúde pública gratuita e do compromisso das instituições públicas com as comunidades nas quais estão inseridas. A realização da MPU 2020 será em formato totalmente digital e remoto. As atividades poderão ser realizadas de forma assíncronas, quando da gravação de apresentações, ou síncronas na execução de atividades culturais, oficinas, palestras e debates.

Assessoria de Comunicação - FURG

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!