Mais de 100 trabalhos integram o 3º Salão de Indissociabilidade na MPU
10/11/2020 12:47 em Variadas

Nesta quinta-feira, 11, tem início a 19ª edição da Mostra da Produção Universitária (MPU) da FURG. Dentro da programação, acontece o 3º Salão de Indissociabilidade, um espaço que recebe trabalhos de ensino, pesquisa, extensão, cultura e inovação de todas as áreas do conhecimento.

Com o objetivo de socializar o conhecimento, o evento foi criado para possibilitar ao estudante a apresentação de um segundo trabalho dentro da MPU e oportunizar a exposição de relatos de experiências de docentes e técnicos administrativos em educação (TAEs) da FURG. Com mais de 100 trabalhos inscritos em sua 3ª edição, o Salão de Indissociabilidade é realizado pelas pró-reitorias de Extensão (Proexc), de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp) e de Graduação (Prograd).

 

“O evento surgiu da necessidade de um espaço na MPU para que se apresentassem os trabalhos de forma integrada e não por segmentos, considerando as características dos outros eventos que compõem a Mostra”, ressalta Renata Noble, da Propesp. A diretora de Extensão, Carla Amorim, reforça que a característica indissociável do evento também está ligada aos apresentadores, que abrange estudantes de ensino médio e egressos da universidade.

As apresentações do Salão de Indissociabilidade possuem uma característica diferenciada dentro da MPU: as sessões são construídas de forma aleatória, não tendo divisão de categorias por natureza de trabalho. “Essa natureza indissociável dos saberes e dos fazeres é representada no mesmo espaço, com todas as categorias representadas”, pontua Carla.

A diretora de Extensão salienta que o caráter indissociável do evento permite a escuta do diferente e as trocas de saberes e olhares. Ela reforça o convite para os ouvintes: “Gostaríamos que todos possam se inscrever como ouvintes para que tenham acesso às salas e ver a diversidade de trabalhos que a FURG e outras instituições produzem”.

19ª MPU

A Mostra da Produção Universitária tem por objetivo a divulgação, a promoção e o acompanhamento dos diversos trabalhos em nível de graduação e pós-graduação, desenvolvidos por participantes de projetos/programas da FURG e outras instituições de ensino superior. Criada em 2002, busca incentivar o desenvolvimento da pesquisa, do ensino, da extensão, da inovação tecnológica e da cultura na região sul do Rio Grande do Sul, criando um ambiente acadêmico propício à troca de experiências e aperfeiçoamento de metodologias.

Com o tema "Ciência é compromisso social!", a 19ª MPU vem destacar a importância e o papel da ciência como norteadora na tomada de decisões da sociedade e a sua relevância para novas descobertas, para a inovação e melhoria da qualidade de vida, reafirmando a importância da saúde pública gratuita e do compromisso das instituições públicas com as comunidades nas quais estão inseridas. A realização da MPU 2020 será em formato totalmente digital e remoto. As atividades poderão ser realizadas de forma assíncronas, quando da gravação de apresentações, ou síncronas na execução de atividades culturais, oficinas, palestras e debates.

FURG - COM

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!