Aumento diário no número de casos, óbitos e taxa de ocupação de leitos de UTI perto da capacidade preocupa gestores municipais
O município de Rio Grande ultrapassou hoje (4) os 6 mil casos confirmados do novo coronavírus, são 6053. Destes, 152 são óbitos. Os recuperados contabilizam 5749. É possível acompanhar o andamento diário em Cenário Rio Grande Covid-19. A alta no número de casos nas últimas semanas preocupa e deixa em alerta a administração municipal. Medidas como a proibição de permanência nos espaços públicos e bloqueio de acesso à praia já foram tomadas. Vale destacar os protocolos estaduais que vigoram para a bandeira vermelha e que podem ser consultados aqui: https://bit.ly/2KU2GQR. O distanciamento físico no município está em 42,6%, de acordo com a última medição disponibilizada pela In Loco, realizada na quinta-feira, 3.
Rio Grande está em bandeira vermelha pelo Modelo de Distanciamento Controlado do Estado. No que tange à capacidade de leitos para internação em Rio Grande, a situação do município ao final da tarde desta sexta-feira era seguinte. A cidade dispõe de 8 leitos no HU-Furg: 6 deles no SPA-Covid, dos quais 2 estão ocupados; e 1 na UTI Pediátrica, também ocupado; o leito da Enfermaria Pediátrica está vazio. Também há um paciente confirmado na UTI Neonatal e 1 paciente suspeito na Clínica Cirúrgica do hospital da FURG. O que representa uma taxa de ocupação em mais de 50%.
Já na Santa Casa de Rio Grande existem 43 leitos de Retaguarda Clínica Covid, 16 deles estão ocupados. Também na Santa Casa são 20 leitos de UTI-Covid, 19 deles ocupados no final da tarde desta sexta-feira. Portanto, bem próximo da capacidade máxima de internação em leitos de UTI.
Medidas tomadas pela administração municipal
O prefeito de Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer, destaca que a administração do município vem tomando medidas no sentido de manutenção das restrições para a contenção do avanço da doença, entre elas a restrição quanto às atividades escolares presenciais, exatamente pelo volume de circulação de pessoas que elas implicariam. No último dia 30 a Prefeitura anunciou a prorrogação da suspensão das atividades presenciais na Rede Municipal de Ensino, que agora se estende até o dia 16 de fevereiro de 2021.
Lindenmeyer também reiterou que o município está adotando os mesmos protocolos do Estado, no intuito de diminuir a quantidade de pessoas em estabelecimentos por ramo de atividade comercial e acrescentou as medidas de fiscalização que estão sendo tomadas. “Temos estabelecido o diálogo permanente junto aos setores do comércio e atacado para que intensifiquem os protocolos de cuidado e segurança. Temos realizado, também, a vigilância e medidas de fiscalização, assim como barreiras sanitárias, na ideia de que tornar permanente um maior controle da circulação de pessoas que possam estar com sintomas, assim como a ampliação das testagens”, assinalou.
As fiscalizações acima mencionadas pelo prefeito também envolvem fiscalizações noturnas, com a participação das Guardas Municipal , de Trânsito e a Brigada Militar.
As equipes de trabalho do projeto “Oxigenar” também foram reforçadas, com a intensificação do monitoramento realizado pelo projeto, além da prevenção reforçada e discussão sobre todos os protocolos que envolvem a Atenção Básica nas Unidades de Saúde, passando pelas UPAs até a chegada aos hospitais municipais.
O prefeito também comunicou que a Prefeitura não fará qualquer tipo de evento de final de ano e solicitou a solidariedade e apoio da comunidade no cumprimento dos protocolos estaduais. “Mais do que nunca nós precisamos da solidariedade das pessoas, e de que todos entendam que estamos passando por um momento grave e que, mais do que fiscalizações e ações coercitivas, nós precisamos da colaboração das pessoas para o cumprimento desses protocolos”, pediu.
O secretário de Saúde de Rio Grande, por seu turno, disse que a situação é preocupante. “Nos preocupa muito a taxa de ocupação em UTI, que com este cenário atingiu uma taxa de ocupação acima de 90%. O que também tem se demonstrado como uma situação geral em todo o Rio Grande do Sul”, declarou Maicon Lemos.
Hoje à tarde a unidade de Comunicação do HU-Furg comunicou que o Hospital vai retomar as atividades da Enfermaria Covid-19. O atendimento começará no dia 14 de dezembro, oferecendo, inicialmente, 10 leitos semi-intensivos. A medida foi tomada devido ao registro do aumento na taxa de ocupação de leitos e no número de casos de Covid-19 em Rio Grande e região. Já são, em média, 40 pessoas confirmadas com a Covid-19, ao dia, aqui no município.
Ampliação de Testagens
A Secretaria de Município da Saúde informou que já foram realizadas 24 mil testagens até aqui. Diariamente a Prefeitura tem realizado, em média, 200 testes RT-PCR (os que colhem material nasal através de cotonete), através do trabalho das equipes de saúde da Prefeitura que estão na linha de frente de combate à Covid-19, em coleta que segue os protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde.
A cidade está fazendo testagens RT-PCR nas UPAS da Junção, do Cassino e na Unidade de Saúde do Parque Marinha. Também está realizando a mesma modalidade de testes em unidade móvel itinerante nas unidades de Saúde do Interior e em coletas domiciliares (para casos específicos, conforme protocolo ditado pelo Ministério). De acordo com o secretário de Saúde de Rio Grande, nos próximos dias a Prefeitura vai ampliar as testagens para a região Central de Rio Grande
Atualmente o município conta com três laboratórios disponíveis para o processamento dos testes: o Laboratório do Hospital Universitário LADIR-FURG, o Laboratório do Rio Grande do Sul – LACEM-RS e os laboratórios do projeto nacional do governo federal, o Projeto Testar. Por este projeto, os exames são enviados ao estado de Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro para avaliação.
Todas as Unidades Básicas de Saúde da Família, todas as Unidades 24H, assim como todas demais Unidades de Saúde do município, estão realizando os testes rápidos dos tipos IGG e IGN, cujos marcadores servem para determinar se a pessoa já teve o novo coronavírus ou se o está transmitindo. Os testes rápidos, assim como os de RT-PCR, também são aplicados conforme protocolos e prescrição médica.
Orientação e Prevenção
Todo o trabalho de orientações geradas pelo Comitê Técnico-Científico Municipal de Enfrentamento à Covid-19 tem sido convertido para difusão de informações através das mídias sociais da Prefeitura e no seu Portal de Notícias. São reiteradamente reforçadas a importância do uso da máscara, a lavagem das mãos, o distanciamento físico e evitar aglomerações, num esforço diário de tentativa de conscientização da população de não abrir mão desses métodos preventivos que são, hoje, as únicas prevenções que se pode ter para evitar ao contágio pelo novo coronavírus.
Assessoria de Comunicação/PMRG