Inauguração da Estação Cidadania Cultura Lagoa dos Patos já tem data marcada
15/12/2020 12:39 em Variadas

Já está em fase de entrega a obra de construção da Estação Cidadania Cultura Lagoa dos Patos, que inicialmente recebia o nome de CEU Jockey Club. A Prefeitura do Rio Grande, por meio do Gabinete de Programas e Projetos Especiais (GPPE), tem acompanhado o avanço das ações. Atualmente restam apenas alguns detalhes para que o local possa iniciar suas atividades e a inauguração está agendada para dia 19 de dezembro, mas sem atividades presenciais. Para a data, está sendo preparada uma live, quando será feito o lançamento de um vídeo comemorativo, produzido com a participação dos membros do grupo gestor que vem desenvolvendo as atividades no local

Para a construção do equipamento foram investidos R$ 2.287.678,68, recursos do PAC e FINISA.  Com uma área de 3.000 m², ele está localizado na Rua Pedro de Sá Freitas, nº 270, esquina com a Rua das Cocheiras no Bairro Vila Braz. O espaço é composto por dois edifícios multiuso nos quais estão inclusas salas para atendimento de uma unidade de referência em assistência social, salas multiuso, biblioteca, telecentro e cineteatro. Na parte externa, existem várias estruturas para esporte e lazer, como quadra poliesportiva coberta, pista de skate, equipamentos de ginástica, playground e pista de caminhada.

   

A gestora do GPPE, Darlene Pereira, explicou que o espaço é integrado pelas secretarias de Cultura, Esporte e Lazer, Cidadania e Assistência Social e Educação, e reforçou a importância que o equipamento tem para toda a região onde está inserido. “ Para nós é uma grande satisfação, foi um projeto pelo qual nós batalhamos muito. Trabalhamos muito para vencer os obstáculos que surgiram e vencemos todas as etapas necessárias para a concretização deste projeto. A conclusão dessa obra é muito importante, pois fica numa região onde não existiam espaços como esse, que vai contemplar tanto o esporte, lazer e cultura quanto a assistência para a comunidade, já que vai atender diretamente aqueles bairros do entorno”, disse. Ela ainda ressaltou a importância da participação dos moradores da região junto ao equipamento público.  “O grande destaque é a participação da comunidade, o envolvimento no acompanhamento da obra e na organização dos serviços que vão ser oferecidos ali”, acrescentou.

A mudança do nome do espaço, anteriormente conhecido como Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) Jockey Club, ocorreu em função das alterações feitas a nível federal. O Ministério da Cultura, responsável inicial do recurso, passou a funcionar como Secretaria Especial, vinculada ao Ministério do Turismo. A nomenclatura de Estação Cidadania Cultura foi proposta pelo Ministério da Cidadania, que assumiu a responsabilidade pela obra.

Mobilização social com os moradores da região

Desde 2018, a Prefeitura tem realizado intenso trabalho de mobilização social, com atividades como reuniões e oficinas de formação do Grupo Gestor com a comunidade, pensadas para o planejamento participativo do uso dos espaços e com o objetivo de promover a gestão compartilhada do equipamento público. Esse Grupo Gestor é composto por representantes da sociedade civil organizada (associações, ONGs, por exemplo), representantes dos moradores da região e também pelo poder público, representado por membros das secretarias envolvidas com o projeto.

Durante esse processo, foi instituída uma Comissão de Acompanhamento de Projeto (CAP), também formada por moradores da região e servidores municipais. Segundo a coordenadora da Estação Cidadania Cultura Lagoa dos Patos e integrante do Grupo Gestor, Patricia Votto Gomes, a comissão teve importante atuação no acompanhamento da obra, auxiliando na preservação do local, participando das reuniões e desenvolvendo o pertencimento da comunidade em relação ao equipamento.

Em função dos protocolos de prevenção referentes à pandemia de Covid-19, em 2020 as reuniões foram feitas de forma virtual. Ainda conforme Gomes, isso não diminuiu o interesse da comunidade. “Foi elaborado, inclusive, o Regimento Interno do local, foram indicados os membros do Grupo Gestor, e tomadas outras decisões de forma coletiva. Também em uma das reuniões foi escolhido o nome do local: Estação Cidadania Cultura Lagoa dos Patos”, revelou a coordenadora. 

Na última quinta-feira (10), foi iniciado o grafite na Estação Cidadania Cultura Lagoa dos Patos. A ação foi planejada para retratar as características sociais, esportivas e culturais do local, inclusive com uma homenagem ao músico rio-grandino  Beto Federal, a qual foi aprovada por unanimidade em reunião da CAP. Além de Beto Federal, os nomes das demais salas também serão homenagens para personalidades locais, informações que serão divulgadas em breve.

Assessoria de Comunicação PMRG

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!