As tradicionais cerimônias de Te Deum e da Ordem de Silva Paes estão mantidas para o aniversário de 284 anos de Rio Grande e serão as principais ações comemorativas deste ano. Porém, terão limite de público, seguindo o protocolo para evitar aglomerações. Ambas ocorrem na sexta-feira (19), a partir das 17h, na Catedral de São Pedro, onde no máximo 30 pessoas poderão estar presentes. Em 2021, a novidade será a transmissão online dos eventos, que poderão ser acompanhados pelo Youtube da Furg (youtube.com/FurgSecom).
A programação está sendo organizada pelo Conselho da Ordem de Silva Paes, Diocese de Rio Grande e Prefeitura, por meio do Gabinete do Prefeito. Neste ano, quatro homenageados receberão as condecorações da Ordem: Colégio Salesiano Leão XVIII, a Igreja da Sagrada Família, José Rafael Espíndola e Marcos Cardia de Oliveira Cardoso (in memoriam).
Os homenageados
Admitido na Ordem de Silva Paes no Grau de Oficial, Marcos Cardia de Oliveira Cardoso (in memoriam), receberá a homenagem pela dedicação em cuidar das pessoas. Já o homenageado José Carlos Espíndola será condecorado com o grau de Oficial na Ordem pelo trabalho e atuação como escultor, pintor e músico, além do seu desempenho nos estudos da história sul rio-grandense.
O Colégio Salesiano Leão XVIII vai ser admitido na Ordem de Silva Paes com o grau de Cavaleiro Oficial. Fundado em 1901, o educandário se destaca pelos serviços à educação, cultura e de assistência social no município.
A Igreja Sagrada Família também será admitida na Ordem, e condecorada com o grau de Cavaleiro. A igreja presta serviços à religião, educação e de assistência social em Rio Grande há mais de 100 anos.
Te Deum e Ordem de Silva Paes
As cerimônias de Te Deum e de condecorações com a Ordem de Silva Paes são realizadas, tradicionalmente, no aniversário do município, dia 19 de fevereiro. Te Deum é um hino cristão, usado principalmente na liturgia católica, como parte do Ofício de Leituras da Liturgia das Horas e outros eventos solenes de ações de graças.
A Ordem Silva Paes é uma homenagem a pessoas e/ou instituições, rio-grandinas ou não, que, em suas atividades cotidianas trabalharam e ajudaram a construir a história do Rio Grande. Tem como objetivo sustentar o espírito de coletividade para que este perdure entre a comunidade.
Criada em 1983 em Rio Grande, a Ordem tem como patrono o brigadeiro José da Silva Paes, militar português que fundou a cidade do Rio Grande. Surgiu a partir da Ordem de Cristo, comenda portuguesa recebida pelo Brigadeiro Silva Paes.
Texto: Eduardo Reis – Jornalista (MTB 18.143)
Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande – 3233 7281/ 6052