Um parecer da Defesa Civil da Prefeitura do Rio Grande recomendou que o setor de Engenharia do Executivo realize uma avaliação técnica no prédio dentro do Centro de Eventos da cidade que abrigava, até o final de 2015, as antigas instalações do restaurante Galeto Caxias. A recomendação surgiu após uma vistoria da Defesa Civil que constatou o desabamento de cerca de 63 metros quadrados da cobertura do prédio. Agora, a orientação segue os trâmites internos da Prefeitura.
O pedido para a verificação dessa ocorrência partiu do prefeito Fábio Branco. Na segunda-feira (15), o chefe do Executivo acionou a Defesa Civil, após constatar que o antigo prédio, localizado na Avenida Buarque de Macedo, teve parte da estrutura ruída. Como medida de segurança, o local foi interditado pela Defesa Civil na tentativa de inibir que moradores em situação de rua acessassem o prédio, muitas vezes, utilizado como dormitório. Além disso, a recomendação objetiva proteger outras pessoas que transitam pelo Complexo do Centro de Eventos.
Conforme o parecer, a avaliação técnica de engenheiros é necessária, “a fim de se elaborar laudo estrutural e que sejam tomadas medidas necessárias para que o prédio não venha a trazer mais riscos”. A Defesa Civil cita que “a falta de manutenção deixou o local em extrema vulnerabilidade e suscetível a danos por parte de intempéries, o que aconteceu agora”.
Mais um prédio
Nesta segunda-feira (22), mais um prédio, localizado na Rua Almirante Barroso, 85, em frente onde funcionava um posto da Polícia Civil, foi interditado pela Defesa Civil. Parte da estrutura caiu e o local foi isolado pelo órgão municipal.
Roger da Rosa – Jornalista (MTB 6956/RS)
Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura Municipal do Rio Grande