COVID-19: Prefeitura mostra preocupação com aumento de casos no município
Variadas
Publicado em 09/03/2021

 

O momento é difícil e temos alertado para a consciência das pessoas. Precisamos superar essa fase crítica. Os números, nas últimas semanas, vêm se agravando. Isso é um dado concreto. Mais pessoas nos hospitais já estão precisando de respiradores e isso tem nos preocupado. Respeitando os protocolos podemos viver melhor e precisamos da conscientização de todos.” O apelo foi feito pelo prefeito Fábio Branco, na noite desta segunda-feira (8), durante a Live semanal da Prefeitura na página que mantém no Facebook.

Antes da transmissão, que teve ainda a presença da titular da pasta da Saúde, secretária Zelionara Branco, houve a reunião do Comitê Técnico Municipal em Saúde, quando foi reafirmada a necessidade de se manter a bandeira preta no município, conforme determinado por decreto do Governo do Estado.

Zelionara, também, confirmou que, em Rio Grande, nas últimas duas semanas, tem havido um aumento significativo dos casos suspeitos e de pessoas que buscam os serviços de Saúde. Disse que “somos referência para vários municípios do entorno e isso acaba sobrecarregando os serviços”. Além disso, citou que há pacientes que vêm de outras regiões e “todo o esforço que fizemos é para manter os serviços”.

A secretária informou sobre como está a ocupação dos leitos hospitalares. Disse que o HU da FURG ampliou em 10 leitos a sua capacidade, mas já estão ocupados. Por outro lado, “as UTIs estão há quatro dias com ocupação em 100% e os serviços de pronto-atendimento estão com sobrecarga, com pacientes em quadro moderados a graves”.

Tenda

Está sendo organizada pela Secretaria uma tenda para receber pacientes com quadro leve. Ela funcionará no estacionamento do Guanabara, em frente à Santa Casa, e vai ser isolada para atendimento de quem apresenta quadro leve de gripe e doenças respiratórias. Na tenda, eles serão avaliados e passarão por triagem. Em todas as unidades de Saúde há acréscimo de pacientes com sintomas da Covid-19. “Temos tentado equacionar, mas não sabemos quando isso vai melhorar”, salientou a secretária.

Qualificar a oferta de serviço, ampliar leitos e vagas onde possível e aumentar os pontos de serviço da rede para atender demandas de pacientes da Covid-19 quando não-Covid-19 tem sido o foco da Secretaria.

Vacinas

Nesta terça-feira (9), a Secretaria divulga um novo cronograma de vacinas para idosos, que deverão procurar os pontos de vacinação para receberem a segunda dose dos imunizantes. O prefeito lembrou que todos os protocolos de aplicação das vacinas adotado em Rio Grande, neste momento, com faixas etárias específicas, são os definidos pelo governo estadual.

Sobre novas doses para o município, o prefeito afirmou que acordos já estão sendo feitos via Projeto Conectar – consórcio nacional para compra de vacinas para as prefeituras brasileiras, bem como junto a prefeituras ligadas ao consórcio da Azonasul. Destacou que, semana passada, a própria Câmara de Vereadores repassou mais de R$ 1 milhão ao Executivo para compra de vacinas. “O município está atendo para aumentar e qualificar ainda mais a oferta de vacinas e o atendimento à população”, afirmou Branco.

 

Assessoria - Prefeitura RG

Comentários
Comentário enviado com sucesso!