Mais 374 pessoas recebem a segunda dose contra a Covid-19 em Rio Grande
07/05/2021 19:03 em Variadas

Dentro das ações previstas no calendário da Secretaria de Município da Saúde (SMS) do Rio Grande, mais 374 pessoas da faixa etária de 70 anos ou mais foram vacinadas, nesta sexta-feira, 7. Elas receberam a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Do total de doses aplicadas nesta data, 265 foram no drive-thru montado no Praça Shopping e outras 109 na estrutura localizada na Escola Wanda Rocha.

As doses que não foram aplicadas nesta sexta-feira vão ser usadas para vacinar idosos de 70 anos ou mais, com a dose 2 (D2), assim como em acamados ou domiciliados e para os remanescentes da mesma faixa de idade. “Somente vamos agregar ao próximo lote, quando esgotarmos a aplicação nas pessoas com 70 anos ou mais de D2. Talvez, na próxima semana”, adiantou Valéria Risso, responsável pelo Núcleo de Imunizações da SMS.

Conforme o calendário da Secretaria, as pessoas em diálise estão sendo vacinadas nos locais onde realizam o tratamento. A vacinação para esse público iniciou na quinta-feira e continua na segunda feira, 10.

Sobre o cronograma de vacinação da Secretaria, divulgado no começo desta semana, ele não sofreu alteração, mesmo com a determinação do Ministério da Saúde em reservar vacinas da AstraZeneca para aplicação da segunda dose. “No nosso caso não muda, pois estas doses não chegaram a ser enviadas”, disse a titular da SMS, Zelionara Branco.

Comorbidades e documentação

A Secretaria da Saúde reforça para a importância das pessoas comparecerem às unidades para serem vacinadas. No caso de quem vai ser imunizado dentro do calendário previsto para as pessoas com comorbidades (a relação completa está anexa no final deste texto), é importante a apresentação de um atestado médico que comprove uma das comorbidades elencadas pelo Ministério da Saúde.

CoronaVac

Em entrevista nesta sexta-feira, Zelionara Branco frisou que Rio Grande precisa receber, no mínimo, 6.300 doses para atender as pessoas vacinadas com o imunizante CoronaVac, entre 27 de março a 31 demarco, e mais 3.100 doses para as vacinadas de 1º a 5 de abril. “Ainda não recebemos doses de CoronaVac. Estamos aguardando”, disse. Essa vacina está escassa em vários estados brasileiros, há cerca de 10 dias.

 

Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
PUBLICIDADE