O Ano Letivo na Rede Municipal de Ensino de Rio Grande iniciou nesta segunda-feira, 10. O calendário escolar da Secretaria de Município da Educação (SMEd) foi planejado para o retorno na modalidade híbrida de ensino (aulas online e presenciais). Entretanto, cada escola possui seu próprio plano de contingência e está executando as atividades conforme as condições de cada instituição de ensino.
O Prefeito Fábio Branco e o Secretário da Educação, Henrique da Costa Bernardelli, visitaram sete escolas do Sistema Municipal que começaram as aulas durante esta segunda-feira, entre elas a EMEF Admar Corrêa, EMEF São João Batista, EMEF Sant’Ana, EMEF João de Oliveira Martins e EMEF Helena Small. Nestas escolas a retomada se deu na modalidade à distância.
Na escola Helena Small a diretora Andréa Santiago explicou que as aulas foram retomadas no modelo à distância, com atendimentos online a todas as turmas através de grupos criados em aplicativos de mensagem da internet. “A nossa entrada no sistema híbrido, de acordo com o nosso plano de contingência, está programado para daqui a duas semanas, com as séries do 9º, 5º e alunos da quarta etapa da EJA, por enquanto”, explica a diretora.
Para o Secretário, de acordo com uma amostragem levantada pela Secretaria, todas as escolas estão empenhas em começar a ofertar o sistema híbrido. “Algumas vão começar mais tarde, outras mais cedo, de acordo como o seu plano”’, reiterou.
Ainda de acordo com o titular da Educação as visitas dos gestores nesta segunda-feira tiveram por objetivo verificar as condições estruturais das escolas para a retomada no sistema híbrido, além da adesão dos estudantes às atividades presenciais. “Verificamos, localmente, os planos de contingência e as condições de cada uma destas escolas, e quais providências estão sendo tomadas para o início do ano letivo”, disse.
Quanto à adesão às atividades presenciais, o gestor da Educação destacou que se verificou que ela foi muita baixa. “Verificamos que a adesão dos alunos ao presencial é muito baixa. Mas o processo de ensino começou à distância, e ao longo do mês vão se expandindo para o sisteme híbrido”, explicou.
Bernardelli também salienta que as escolas estão seguindo seus planos de contingência aprovados, e que as instituições estão “buscando adequar-se, nas próximas semanas, para atrair a presença de mais alunos, principalmente daqueles que tiverem dificuldade de acompanhar o ensino à distância”. O Secretário também fez uma observação e agradeceu a “disposição das escolas em fazerem o seu melhor, dentro das suas possibilidades”.
Asssessoria Prefeitura de Rio Grande