Integrantes do primeiro escalão da Prefeitura do Rio Grande debateram com internautas, nesta segunda-feira à noite, 17, na Live semanal no Facebook conduzida pelo Chefe do Executivo, Fábio Branco a situação da pandemia na cidade e novo sistema de monitoramento adotado no Estado, desde a meia-noite de domingo, 16. O sistema, conhecido como 3As – Aviso, Alerta e Ação –, ainda não definiu qual a classificação para a Região 21, na qual Rio Grande está inserida, o que deve ocorrer durante essa semana.
A transmissão na página do Facebook da Prefeitura teve, também, as presenças dos titulares das pastas da Saúde (SMS), Zelionara Branco, da Mobilidade, Acessibilidade e Segurança (SMMAS), Anderson Castro e da Procuradoria Geral do Município (PGM), Enio Fernandes Júnior. Para a PGM, o modelo A3s é um sistema de conscientização de condutas ativas e inativas, de ações e omissões. Se a população não adota esse sistema como um padrão de conduta, ele sucumbe. “Agora temos um modelo de controle de conduta, muito mais próximos da nossa realidade e não mais centralizado partindo do governo do Rio Grande do Sul”, afirmou Enio Jr.
Enquanto não se define qual a classificação de Rio Grande perante ao novo sistema de monitoramento, a cidade permanece com um quadro preocupante em vários aspectos da pandemia da Covid-19. Antes da Live, Zelionara Branco participou da reunião do Comitê Municipal Técnico em Saúde onde foi mostrado que há aumento no número de novos casos, assim como dos serviços hospitalares, ocupação de leitos de UTI e outros atendimentos.
Para a Secretaria de Município de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança (SMMAS), é necessária a conscientização das pessoas. “Com esse novo protocolo vamos intensificar algumas ações. Possivelmente, vamos ter que fazer adaptações em nossas atividades. Lembro que a solução contra a Covid não depende só da fiscalização dos órgãos municipais, mas da consciência das pessoas. Nesta terça-feira, junto com a Saúde, vamos estudar as medidas para nos readequar aos protocolos”, salientou Anderson Castro.
Calendário de vacinas
Nesta segunda-feira, começou em Rio Grande a vacinação para pessoas com comorbidades na faixa etária de 49 e 48 anos. Até o final da semana (sexta-feira), devem ser vacinadas com o imunizante da AstraZeneca pessoas com até 40 anos. O calendário de vacinação desta semana está disponível no site da Prefeitura (www.riogrande.rs.gov.br).
Para as mulheres grávidas e puérperas, continua suspensa a vacinação com o imunizante AstraZeneca. Zelionara Branco afirmou que, se forem enviadas vacinas da Pfizer para Rio Grande, elas devem ser utilizadas para vacinar grávidas e puérperas. A confirmação do envio destas vacinas deve ocorrer na próxima semana.
CoronaVac para 68 anos
Nesta próxima terça-feira, 18, a Secretaria de Município da Saúde (SMS) do Rio Grande vai estar com equipes montadas para vacinar com a segunda dose de CoronaVac idosos na faixa etária a partir de 68 anos. A vacinação ocorrerá em três locais da cidade, das 9h ao meio-dia. Vão ser colocadas vacinas à disposição na Escola Wanda Rocha (Cassino), no Ipiranga Atlético Clube (IAC) e no shopping Praça, este último atenderá na modalidade de drive-thru. Para receber a vacina, a pessoa deve apresentar a carteira de vacinação com o registro da primeira dose e um documento de identidade.
Fábio Branco disse que Rio Grande continua seguindo a orientação do governo estadual, no que se refere à destinação das doses que chegam à cidade e que “estamos participando de todos os consórcios e vamos continuar adotando como critério o Plano Nacional de Imunização”.
Assessoria PMRG