Prefeitura vai reforçar ações de fiscalização para evitar aglomerações
01/06/2021 14:04 em Variadas

Prefeitura vai reforçar ações de fiscalização para evitar aglomerações

Na transmissão realizada pela página da Prefeitura no Facebook, na noite de segunda-feira, 31, o Chefe do Executivo, Fábio Branco e a titular da Secretaria de Município da Saúde (SMS), Zelionara Branco afirmaram que vão ser ampliadas as ações de fiscalização em locais públicos e privados na cidade para conter o avanço da pandemia. Eles comentaram que a medida é necessária e surgiu como resultado de uma reunião da Vigilância Sanitária da SMS com a área de fiscalização da Secretaria de Município da Mobilidade, Acessibilidade e Segurança (SMMAS) da Prefeitura, realizada nesta data.

Essa é mais uma “tentativa de reduzir aglomerações e tornar mais efetivo a presença do poder público em vários espaços, diminuindo a circulação de pessoas e evitando outras situações que proporcionam a proliferação do vírus”, afirmou Zelionara Branco. Na cidade, ainda são registradas, todas as semanas, diversas aglomerações, mesmo com o trabalho de fiscalização dos órgãos municipais. A ideia do Executivo com o aumento da fiscalização é fazer com que se evitem aglomerações e outras atividades não permitidas dentro do novo plano de contenção da pandemia, em vigor desde a semana passada.

Zelionara Branco confirmou que, na última semana, foram mais de 350 casos novos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus, o que se somou a ocupação de 100% dos leitos de UTI para Covid,  de 75% dos leitos de Enfermaria e a quase totalidade dos leitos nas UPAs.

Durante a transmissão, foi comentado sobre a reunião do Comitê Técnico Municipal da Saúde, realizada nesta segunda-feira, quando se analisou quais os grupos têm sido os maiores alvos da pandemia. Idosos e profissionais da Saúde, atualmente, são os menos afetados, pois já estão quase todos com a segunda dose da vacina, ao contrário do que ocorreu no começo da pandemia, quando esses eram os grupos com mais registros de casos da Covid-19. Por outro lado, “algumas atividades não conseguem diminuir o risco de contaminação, como por exemplo o setor do comércio, os estudantes e, agora, até crianças”, comentou a titular da Saúde, acrescentando que “nossa maior dificuldade tem sido o atraso no envio de vacinas, que dificulta a aplicação das doses”.

Comorbidades e pessoas com deficiências são os dois últimos grupos prioritários que estão sendo vacinados no Rio Grande. Na semana passada, foram incluídos professores e portuários. Para a vacinação por faixa etária, anunciada na última semana pelo Ministério da Saúde e que passaria a vacinar o público em geral, na faixa etária de 59 anos para baixo, ainda não existem doses disponíveis.

Zelionara Branco reforçou que, “se temos desejo de retornar a uma rotina de normalidade, agora é o momento de ficar em casa, não circular sem necessidade e fazer um pouco mais de sacrifício, para termos resultados melhores, ou seja, diminuir os números de infectados, de óbitos e de internações”.

Antes de finalizar a transmissão, Fábio Branco disse que ainda está na expectativa da concretização da compra de vacinas pelo consórcio dos municípios da Zona Sul e que a Prefeitura do Rio Grande manifestou desejo em adquirir 70 mil doses dos imunizantes contra a Covid-19.

 

Assessoria PMRG

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!