Rio Grande participa de reunião dos Observatórios Municipais de Segurança Pública
01/06/2021 14:44 em Variadas

Na última semana, os Observatórios de Segurança Pública de seis Municípios do Estado estiveram reunidos na cidade de Canoas para trocar experiências e suas metodologias de análise de dados relacionados à criminalidade. Na oportunidade, o Observatório de Segurança Pública Municipal do Rio Grande se fez presente, representado por seu Coordenador, Maikon Lavall, pelo Secretário de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança, Anderson Castro, e pelo Dirigente do Núcleo de Planejamento de Operações do Trânsito, Charles Carvalho.

Na ocasião, os Municípios de Canoas, Porto Alegre, Novo Hamburgo, Pelotas, Rio Grande e São Leopoldo fizeram uma apresentação das boas práticas e de seus indicadores de violência. Além do debate sobre as estratégias e métodos utilizados pelos observatórios, também foram discutidas durante o evento alternativas para o aperfeiçoamento no acesso aos dados criminais que são divulgados pelo Estado.

Atualmente, o principal canal de acesso às informações é o sistema Consultas Integradas. O sistema é utilizado tanto por forças de segurança quanto pelos observatórios. Entretanto, os Municípios reivindicam dados mais estruturados e completos em relação aos indicadores criminais, para que se possa exercer com ainda mais qualidade a função dos observatórios de fazer o levantamento, acompanhamento, análise e divulgação de estatísticas criminais, servindo como uma base de auxílio aos gestores para o planejamento de ações e de políticas públicas de combate à violência.

Para o Secretário Anderson Castro, participar do evento foi um importante momento de discussão com outros Municípios sobre suas experiências relacionadas ao controle das informações locais e às necessidades de aperfeiçoamento. Conforme o Secretário, em Rio Grande, a ideia é ampliar o Observatório Municipal, “agregando mais tecnologia e informações detalhadas sobre os principais problemas e indicadores locais.”

Observatório de Segurança Pública do Rio Grande

O Observatório de Segurança Pública Municipal do Rio Grande foi instituído pela Lei nº 6.701, de junho de 2009. Lançado no ano passado, a ferramenta tem como diretrizes ser uma base qualificada de informações que deem suporte para identificação e monitoramento das necessidades da cidade no que tange a segurança pública; qualificar a rotina de análise dos indicadores da segurança no Gabinete de Gestão Integrada (GGI); facilitar o acesso da comunidade e de instituições às informações sobre equipamentos públicos; e estabelecer vínculo com instituições de ensino para realização de pesquisas e estudos sobre violência na cidade, possibilitando o cruzamento e aprofundamento das análises perante os dados colhidos.

 

 

Assessoria PMRG

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!