Defesa Civil divulga balanço de ações desenvolvidas de Janeiro a Maio de 2021
02/06/2021 13:50 em Variadas

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil do Rio Grande (COMPDEC- RG) divulgou nesta semana um balanço das ações desenvolvidas no período de Janeiro a Maio deste ano. Com um trabalho mais intenso desde o início de 2021, o órgão de Defesa atua nos processos de prevenção, redução, preparação, resposta e reconstrução de cenários em situações de desastres naturais e tem avançado em melhorias na sua estrutura de trabalho para ampliar e qualificar o atendimento à comunidade.

Segundo o relatório, desde janeiro a Defesa Civil do Rio Grande trabalhou por meio de ações como vistorias, apoio durante ocorrência de tempestades e alagamentos, entrega de telhas, de cestas básicas, etc. No início do mês de maio, o órgão passou a ser o responsável também pelo serviço de coordenação e execução de poda e supressão de árvores no Município. Conforme o balanço das atividades, só nos primeiros 25 dias de trabalho com a poda, a Defesa Civil havia feito 733 intervenções em árvores na cidade. Nesse curto período os números já apontam a celeridade em relação ao serviço, tendo em vista que num período maior, de janeiro a abril (120 dias), foram executadas 177 podas.

Segundo a Coordenadoria, o aumento da produtividade em relação ao serviço de poda e supressão de árvores está relacionado a adaptação do processo de gerenciamento e a logística das operações, que foi revista. Além disso, há uma avaliação que prioriza intervenções a partir de critérios de risco que estão relacionados à segurança pública e a possibilidade de acidentes pela queda de galhos, por exemplo.

Outro dado apresentado pela COMPEC foi o número total de atendimentos feitos de janeiro a maio de 2021. Foram mais de 1380 demandas atendidas pela Defesa Civil neste período.

Estrutura de trabalho da Defesa Civil

Em relação às melhorias na estrutura de trabalho, conforme mostra o balanço, apenas nos primeiros cinco meses do ano a Defesa Civil do Rio Grande adquiriu o equivalente a R$358 mil em equipamentos e cursos de capacitação para servidores. As aquisições tiveram custo zero para o Município, uma vez que foram recebidas por meio de doações e parcerias buscadas pelo Executivo.

Foram adquiridas uma motopoda, uma camionete, um gerador e cursos de qualificação nas áreas de Trabalho em Altura (NR-35), Espaço Confinado (NR-33), Combate à Incêndio, Primeiros Socorros e Combate à Produtos Químicos (NR-23), Vasos de Pressão (NR-31), Operação de Segurança de Máquinas Rotativas (NR-12), Segurança em Elétrica (NR-10) e Percepção de Riscos. As formações serão oferecidas através de uma parceria entre a Prefeitura e a empresa Ellos Soluções.

 

 

Assessoria PMRG

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!