Profissionais do HU-Furg desenvolvem projeto piloto sobre Gestação de Alto Risco
04/06/2021 09:40 em Variadas

Você já ouviu falar em gestação de alto risco? Sabe o que é? A gestação é de alto risco quando existem fatores que podem gerar complicações durante a gravidez ou no parto que representem perigo para a mãe, para o bebê ou para os dois. Dessa forma, é necessário um acompanhamento mais detalhado durante o pré-natal. Para dar essa assistência especializada e minimizar os riscos, o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), possui o Ambulatório de Pré-Natal de Alto Risco (PNAR), ligado à Unidade da Mulher, que acompanha, em média, 40 gestantes por mês.

Com o objetivo de melhorar a qualidade da assistência durante o pré-natal na Atenção Básica, garantindo o acesso precoce ao PNAR para as gestantes com critérios de gravidade que necessitam de atenção especializada, as profissionais do HU-Furg, em parceria com 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (3ª CRS), criaram uma capacitação para enfermeiros e médicos que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Rio Grande. Os primeiros encontros foram ocorreram nos dias 26/05 e 02/06, com duração de três horas cada. O projeto é desenvolvido pela chefe da Unidade da Mulher do HU-Furg, Tânia da Fonseca, pelas médicas ginecologistas e obstetras, Daniele Neves Mesquita e Lisie Martinato, e pela enfermeira, Jeane Zanini da Rocha. 

Conforme Tânia, a equipe do PNAR do HU-Furg/Ebserh está iniciando um trabalho piloto para a Rede Básica de Saúde, visando reproduzir e implantar o instrumento de classificação na microrregião, com base nos critérios de encaminhamento do Guia do Pré-Natal na Atenção Básica da Secretaria Estadual de Saúde. Essa capacitação, ainda tem como objetivo apresentar, para a rede, o instrumento desenvolvido pela instituição e que facilita a classificação da paciente quanto ao seu escorre de risco, agilizando o encaminhamento das gestantes de alto risco ao pré-natal do HU-Furg. "Temos notado um aumento da mortalidade perinatal nos últimos anos, devido a situações que podem ser preveníveis, se forem constatadas no pré-natal, como sífilis ou hipertensão. Precisamos reforçar a importância do encaminhamento correto da gestante se for considerada de alto risco, pois isso ajudará a salvar várias vidas", ressaltou a médica.

Segundo Jeane, é importante ressaltar que o acesso ao PNAR se dá por meio do encaminhamento das UBS. "A gestante deve procurar a UBS de sua região, ser avaliada pela equipe do local e, caso apresente as patologias que necessitam de atendimento de alto risco, deve ser encaminhada para o HU-Furg. Em nenhum momento as gestantes devem acessar o Hospital sem o encaminhamento da UBS", explica a enfermeira.  

 

 Sobre a Rede Ebserh 

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) faz parte da Rede Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país. 

Assessoria FURG

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!