Pacto pela Vida realiza nova reunião de avaliação e acerta live de prestação de contas para o dia 15
Variadas
Publicado em 09/06/2021

Na tarde desta terça-feira, 8, foi realizada mais uma reunião online para avaliação da Campanha Pacto pela Vida. Na oportunidade, participaram o Prefeito, Fábio Branco, o Secretário de Cidadania e Assistência Social, Evandro Silveira, o Bispo Dom Ricardo Hoepers, que tem capitaneado as atividades, além de representantes de outras organizações parceiras, como do Mesa Brasil, Senac e IFRS. Segundo os dados apresentados durante o diálogo, mais de 14 toneladas de alimentos foram recebidas desde 7 de abril. Neste contexto, como forma de prestar contas a respeito dos itens recebidos e do encaminhamento dado, as autoridades presentes acertaram a realização de uma live, agendada para a próxima terça-feira, 15, para apresentação dos números das doações e também para agradecer e homenagear todas as pessoas e entidades que foram parceiras ao longo das atividades da campanha.   

O relatório final com o resultado da campanha não pôde ser concluído até o momento pois ainda estão sendo recebidas doações. Para a live do dia 15, entretanto, a intenção é que todos os itens já estejam computados para que os dados possam ser apresentados à comunidade. Segundo estimativa dos organizadores, com as novas atualizações o total de arrecadações poderá superar a marca de 15 toneladas de alimentos.   

Em seu pronunciamento, Branco agradeceu a todos que estiveram envolvidos com a campanha e disse que o Município precisa de mais campanhas como o Pacto pela Vida. “Queria agradecer a todos pela iniciativa, capitaneada pelo Dom Ricardo e os outros membros do pacto pela vida. Há muito tempo não via uma união tão grande, talvez pela liderança ou pela necessidade do momento. A cidade do Rio Grande agradece por tanto envolvimento, tantas entidades e pessoas juntas. Foram várias atividades, com divisão de tarefas e comprometimento de todos. Muita alegria por essa ação, sem ela muitas pessoas estariam com muito mais dificuldade do que estão. Temos outros desafios pela frente e que esse aprendizado e força de vontade de todos os atores possam nos auxiliar em outras campanhas. Temos que ter um pacto pelo emprego e outros pela frente. Sozinhos não vamos resolver todos os problemas. Só, as vezes, vamos mais rápido, mas juntos nós vamos mais longe. E a cidade quer ter tantos outros projetos nesse porte, de solidariedade”, destacou  

Também durante a reunião, o gestor da SMCAS, Evandro Silveira, apresentou dados da Secretaria que mostram o quanto ações como o Pacto pela Vida são importantes em nosso Município. De acordo com os números do Cadastro Único, mais 8 mil famílias vivem com renda per capita mensal de até R$178,00. Destas, mais de 3 mil têm renda per capita mensal de até R$89,00, ou seja, abaixo da linha da pobreza.  “São 8 mil pessoas nessas condições na cidade, que demandam um grande esforço da Prefeitura, com nosso limite financeiro, nossos braços são muito pequenos. São fornecidas de 200 a 300 cestas básicas mensais, mas cada CRAS é responsável por cerca de 5100 famílias. […] Então é um desafio para nós, enquanto Prefeitura, com as filas no Plantão Social e nos CRAS. Apresento esses números apenas para ilustrar e dignificar o tamanho do esforço que é feito por uma iniciativa como essa, com participação do Bispo Dom Ricardo, da primeira-dama com o Rio Grande Solidário, do Banco de Alimentos, do Mesa Brasil, com auxílio de outros órgãos públicos e iniciativa privada. Assim acabamos dividindo as preocupações e as condições para poder alcançarmos mais pessoas. De coração, agradecemos tudo o que foi feito em tão curto tempo, e de forma tão produtiva”, acrescentou. 

 

Assessoria PMRG

Comentários
Comentário enviado com sucesso!