Na última sexta-feira, 11, foi realizada na Prefeitura do Rio Grande a primeira reunião para construção do projeto “Identifica Rio Grande”. A iniciativa propõe detectar aspectos históricos, culturais, costumes, tradições e produtos desenvolvidos no Município, a fim de revelar e trabalhar perante uma identidade para a cidade, que servirá como marca para valorização de suas potencialidades.
A reunião foi coordenada pela Primeira-Dama Lu Compiani, e contou com a participação do Secretário de Desenvolvimento, Inovação e Turismo, Gilberto Sequeira, do Secretário da Cultura, Esporte e Lazer, Luis Henrique Drevnovicz, e de representantes de instituições como o Centro Português e a Universidade Federal do Rio Grande, assim como da sociedade civil organizada.
Ao abrir a discussão, a Primeira-Dama Lu Compiani fez uma breve explicação sobre a proposta inicial do projeto. De acordo com Lu, a ideia é “criar” uma identidade para Rio Grande, a partir da percepção e da valorização das potências do Município em eixos como gastronomia, turismo, artesanato e outros. Conforme a Primeira-Dama, a intenção é detectar aspectos que sejam característicos e que representem a cidade, tanto para os rio-grandinos quanto para quem é de fora.
Durante sua fala, Lu enfatizou ainda que, assim como outras iniciativas que vêm sendo desenvolvidas pela Administração, esse é um projeto de construção coletiva. “É pela construção coletiva que nós convidamos todos que estão aqui hoje a fazerem parte. São algumas das pessoas que já contribuem para a nossa cidade e que não poderiam ficar de fora do desenvolvimento desse projeto.”, esclareceu.
Ao contribuir com a discussão, o Secretário da Cultura, Luis Henrique Drevnovicz, disse que entende que a proposta do “Identifica Rio Grande” também parte do olhar para a diversidade de etnias e culturas presentes na cidade. “Como uma cidade portuária, a identidade do Município teve e tem influência de diversos tipos. Talvez por isso nós tenhamos dificuldade de identificá-la. É uma miscelânea de culturas que faz a nossa identidade.”, comentou o Secretário.
Pra ele, “o objetivo não é construir uma identidade, mas fazer com que ela seja revelada e valorizada entre o que já está posto.” Por fim, o gestor da pasta da Cultura completou sua fala dizendo que o projeto é uma oportunidade de detectar o que a cidade tem para oferecer e aceitar a mistura que faz de Rio Grande uma região peculiar.
Ao longo da reunião, outros aspectos que servirão para a construção do projeto foram citados, entre eles, a importância de incentivar o sentimento de pertencimento, a autoestima dos rio-grandinos, e de estabelecer um processo de escuta da comunidade de maneira que os munícipes façam parte da “construção” de uma identidade que reflita o cotidiano e contemple as misturas e a riqueza cultural da cidade. O projeto segue sendo discutido nos próximos dias também com outras representações.
Assessoria PMRG