Prefeito Fábio Branco abriu a transmissão feita na página da Prefeitura no Facebook, nesta segunda-feira, 14, comentando sobre diversas atividades desenvolvidas pela Secretaria de Município da Saúde (SMS), entre elas, a agilidade nos resultados das testagens para Covid-19. Ele enalteceu a rapidez com que os exames são divulgados e citou que, dependendo do caso em análise, o resultado pode chegar a, no máximo, 12 horas.
Em média, Rio Grande realiza mil testes para Covid-19, por semana. Para facilitar a divulgação dos resultados, a Secretaria compôs uma equipe com 10 integrantes que vão passar a ligar para os pacientes, a partir desta terça-feira, 15. As ligações vão ocorrer das 18h às 21h e têm como objetivo repassar, mais rapidamente, a divulgação dos testes.
Ao fazer um balanço da situação da pandemia no Rio Grande, a titular da Secretaria, Zelionara informou que houve aumento de novos casos e que os leitos hospitalares permanecem lotados. A partir desta terça-feira, uma ala do Hospital de Cardiologia, que foi reequipada, terá disponível 30 leitos para melhor atender a comunidade. O novo espaço pode ser ampliado, caso seja necessário.
Vacinação
Doses da vacina da Janssen devem chegar a Rio Grande nos próximos dias. São esperadas 5 mil doses desse imunizante e, conforme divulgado pela imprensa, essas vacinas têm validade para serem aplicadas até o dia 27 deste mês. Nesta segunda-feira, a Janssen suspendeu o envio das 3 milhões de doses que estavam previstas para chegar ao Brasil nesta data. O Ministério da Saúde aguarda o envio para essa semana. Zelionara Branco informou que, no próximo sábado, 19, deve ser realizado um drive-trhu ampliado, provavelmente, até 16h, para intensificar a vacinação em Rio Grande.
Fábio Branco rebateu, ainda, a alegação de alguns internautas de que há atraso na imunização na cidade do Rio Grande. “Não vamos fugir do nosso critério. Não estamos atrasados, estamos dentro do nosso cronograma, seguimos o Plano Nacional de Imunização e a definição das categorias, conforme estipulado pelo Governo do Estado”, afirmou.
Assessoria PMRG