Quando o portão lateral do prédio da Superintendência dos Portos do Rio Grande do Sul (Portos RS) foi aberto para mais um dia de vacinação, os termômetros marcavam dez graus, mas a sensação térmica era de aproximadamente oito. O frio intenso não espantou os portuários que aguardavam para receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19.
A aplicação da segunda dose para os trabalhadores imunizados nesta quinta-feira está marcada para o dia 10 de setembro, data que vai anotada no cartão de vacina que é apresentado logo após a conferência dos documentos. Caso a pessoa não tenha ele em mãos, receberá um no ato da vacinação para controle e conferências posteriores.
Portuários vacinados contra a gripe precisam respeitar o intervalo mínimo de 15 dias para a imunização contra a Covid-19. Além disso, se o trabalhador apresentar sintomas suspeitos de coronavírus e ainda não tiver obtido o resultado do teste, não poderá receber a primeira dose. Se o resultado der negativo, ele deverá apresentar o exame no momento da vacinação.
Em caso positivo para a doença, a vacina só poderá ser aplicada depois de respeitado o intervalo de 30 dias. Nessas situações, a Portos RS informa que uma lista será repassada aos gestores das empresas para que façam o encaminhamento desses trabalhadores para vacinação no momento oportuno em um dos postos de saúde do município.
Assessoria de Comunicação - Portos RS