A Prefeitura do Rio Grande, por meio da Secretaria de Município da Pesca, Agricultura e Cooperativismo (SMPAC), deu início, nesta terça-feira, 22, às atividades da Semana do Pescador. O primeiro dia foi marcado por ações de educação ambiental na Ilha dos Marinheiros. Sob orientação da SMPAC, Emater e Movimento de Pescadores e Pescadoras Artesanais do Brasil (MPPA), os participantes realizaram a coleta de resíduos na região, em especial na área das pontes de entrada à ilha. Amanhã, 23, as atividades continuam com ações dedicadas aos pescadores na Capilha e com uma live, a partir das 18h, na página oficial da Prefeitura Municipal no Facebook, com o tema “Os desafios ambientais nos contextos escolares da pesca”.
A Semana Municipal do Pescador, é uma realização em parceria com Emater-RS/Ascas, Colônia Z1, Escolas Municipais das localidades pesqueiras, Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (NEMA), FURG, Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul (SEFAZ), Associação de Moradores da Ilha da Torotoma (AMITO), Secretaria de Município de Zeladoria da Cidade (SMZC), Mitra Diocesana de Rio Grande e O Movimento de Pescadores e Pescadoras Artesanais do Brasil (MPPA)
Conforme explicou a servidora da Superintendência da Pesca da SMPAC, Mariana Pires, a ação desenvolvida hoje teve o objetivo de deixar bonitos e limpos os ambientes, visando o Dia do Pescador, comemorado no dia 29. Além do trabalho já realizado, que também contou com o auxílio do Horto Municipal, ela ressalta que foi solicitado à SMZC, uma das parceiras na programação, o corte de grama na Ilha. “Fizemos o corte na volta dos postes e a SMZC fará o restante do corte na ilha, com as roçadeiras e maquinários. A intenção é deixar o local bonito para o dia 29. Pode parecer algo pequeno, mas para eles (pescadores) tem grande importância”, salientou.
Ainda de acordo com Mariana, além das ações de cuidado e manutenção nas regiões pesqueiras, a Semana do Pescador também tem a proposta de reunir informações sobre os pescadores para melhor atendê-los. “Vamos fazer um levantamento socioeconômico nas regiões, e da necessidade de emitir nova documentação, carteira de identidade e CPF, por exemplo. A intenção é facilitar o acesso deles à este tipo de serviço”, disse.
Sobre a Semana do Pescador, Mariana também revelou que ela foi estruturada de forma a ser totalmente dedicada ao pescador e suas necessidades. “A semana é bem voltada para o pescador. Foi isso que pensamos quando começamos a conversar sobre a programação. Percebemos que os pescadores passam por vários problemas, que talvez não fosse necessário. Então estamos fazendo esses levantamentos para depois realizarmos outras ações, buscando melhorar cada vez mais a vida deles. Esse é o intuito, não só da Semana do Pescador, mas da Secretaria”, afirmou.
Assessoria PMRG