Capilha recebe segundo dia de ações da Semana do Pescador
Variadas
Publicado em 24/06/2021

Nesta quarta-feira, a Prefeitura do Rio Grande, por meio da Secretaria de Município da Pesca, Agricultura e Cooperativismo (SMPAC), esteve na Capilha para o segundo dia da Semana do Pescador. No local, a SMPAC, em parceria com a Colônia Z1 e a Emater, realizou um levantamento a respeito dos pescadores da comunidade. Entre os dados coletados estão informações sobre a castração de animais e também a respeito da documentação dos moradores da região. A partir disso, a Secretaria irá planejar um retorno ao local para a elaboração dos documentos para aqueles que não possuem.  

Ainda durante a ação, os presentes também puderam contar com orientações sobre a documentação exigida para a prática da pesca. Além disso, a Secretaria de Município de Desenvolvimento, Inovação e Turismo (SMDIT) também enviou representantes ao local, que dialogaram com a comunidade a respeito do Plano Integrado de Gestão e Desenvolvimento do Taim, que contempla a restauração da Capela da localidade, conhecida como Capilha. 

Projeto de restauro já está aprovado  

Um Termo de Destinação de Valores para custear o restauro da igreja da Capilha foi assinado em 27 de novembro de 2020, pelo Município de Rio Grande, a Mitra Diocesana de Rio Grande, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae) e o MPF/RG. A assinatura garantiu o aporte de mais de R$ 2 milhões, recursos provenientes de ações civis públicas movidas pelo MPF. Também está inclusa a execução de um Plano Integrado de Gestão, Desenvolvimento, Conservação e Sustentabilidade do Núcleo Autônomo do Taim, desenvolvido com a colaboração das Secretarias de Município, além do Iphae, da Reserva Ecológica do Taim e da Mitra Diocesana. 

Sobre a Semana do Pescador 

A Semana Municipal do Pescador, é uma realização em parceria com Emater-RS/Ascas, Colônia Z1, Escolas Municipais das localidades pesqueiras, Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (NEMA), FURG, Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul (SEFAZ), Associação de Moradores da Ilha da Torotoma (AMITO), Secretaria de Município de Zeladoria da Cidade (SMZC), Mitra Diocesana de Rio Grande e O Movimento de Pescadores e Pescadoras Artesanais do Brasil (MPPA). 

Sobre a proposta, a servidora da Superintendência da Pesca da SMPAC, Mariana Pires, conta que ela foi estruturada de forma a ser totalmente dedicada ao pescador e suas necessidades. “A semana é bem voltada para o pescador. Foi isso que pensamos quando começamos a conversar sobre a programação. Percebemos que os pescadores passam por vários problemas, que talvez não fosse necessário. Então estamos fazendo esses levantamentos para depois realizarmos outras ações, buscando melhorar cada vez mais a vida deles. Esse é o intuito, não só da Semana do Pescador, mas da Secretaria”, afirmou. 

 

 

Assessoria PMRG

Comentários
Comentário enviado com sucesso!