A FURG aderiu à campanha Integridade Somos Todos Nós, promovida pela Controladoria Geral da União (CGU) e que busca promover a cultura da integridade em todos os órgãos da administração pública federal. A campanha conta com material informativo, como textos, vídeos e publicações em mídias sociais, que explicam o que é integridade no serviço público e abordam vários temas transversais, como assédio moral e sexual, responsabilização, transparência e gestão de riscos. Todos os meses haverá matérias sobre os temas no portal da FURG, a serem repercutidas nas mídias digitais oficiais da instituição.
A adesão à campanha, conforme Maria Rozana Rodrigues de Almeida, secretária de Integridade, permitirá que a Instituição acompanhe o calendário e os materiais de comunicação propostos pela CGU, bem como possibilita a inclusão de novos temas e a produção de outros materiais de divulgação, alinhados com as práticas da instituição.
Para o reitor da FURG, Danilo Giroldo, na universidade “o Programa de Integridade é uma ferramenta de gestão indispensável para coordenar as diferentes áreas que têm a responsabilidade de zelar pela boa administração pública”. O reitor destaca que o programa promove “um mecanismo muito potente para aprimorar a gestão da FURG e torná-la ainda mais eficiente na sua missão de promover o ensino, a pesquisa e a extensão com inclusão, excelência, ética e conformidade legal”, finaliza.
Integridade na FURG
Na universidade, uma secretaria foi criada no início de 2021 para tratar dos temas relacionados à transparência e ao controle social e, também, à integridade. A Secretaria de Integridade, Transparência e Controle Social (SITC) abrange as ações da Ouvidoria e do Serviço de Informação ao Cidadão e é a responsável pela coordenação, estruturação, execução e monitoramento do Programa de Integridade na FURG. O trabalho consiste em fomentar ações para prevenir, detectar e sanar desvios, fraudes, irregularidades e atos ilícitos praticados contra a administração pública, em apoio à boa governança. A secretaria conta com apoio do Comitê Gestor da Integridade (CGI), composto por outras unidades que possuem papel fundamental na promoção da ética, regras de conduta, controles internos, responsabilização, transparência ativa e passiva, controle social e boas práticas na gestão dos recursos públicos. Em 2020, a universidade aprovou seu Plano de Integridade, que está disponível aqui.
Para saber mais sobre o que é integridade pública, assista ao vídeo produzido pela CGU: