Equipes de Enfermagem do HU-Furg aprimoram conhecimentos em Lean Health
Publicado em 24/05/2025 19:55
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O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou um workshop de sensibilização sobre Lean Health. O evento, realizado em 14 de maio, foi direcionado às equipes de Enfermagem do Bloco Cirúrgico e do Centro de Material e Esterilização (CME). O objetivo foi apresentar os princípios do Lean na saúde e iniciar a construção coletiva de melhorias nos processos hospitalares.

O gerente de Atenção à Saúde do HU-Furg, Fábio Lopes, participou da abertura do evento e destacou o papel estratégico da ação. Segundo ele, “os profissionais que atuam diretamente na linha de frente são aqueles que detêm o conhecimento mais aprofundado sobre os processos que executam no dia a dia. Por isso, seu envolvimento é fundamental para a identificação de gargalos e construção de soluções eficazes”.

O encontro foi conduzido pela coordenadora do Escritório de Processos (EProc), a engenheira de produção Taynara Bom. A iniciativa visou apresentar os fundamentos do Lean Health — método que busca melhorar a eficiência dos serviços de saúde por meio da eliminação de desperdícios, da padronização de processos e do foco naquilo que agrega valor ao paciente. A ação está alinhada aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo o uso racional dos recursos e a qualificação da assistência.

Segundo a chefe do Setor de Governança e Estratégia do HU-Furg, Aline Ferraz, “As ações que já estão em andamento com o apoio do Escritório de Processos ajudam a melhorar os fluxos de trabalho e a tornar a gestão hospitalar mais eficiente. A troca de experiências e a construção de soluções em equipe são importantes para melhorar os serviços prestados pelo Hospital”.

Durante o workshop, os participantes foram introduzidos aos principais conceitos do Lean Healthcare, com destaque para os oito tipos de desperdícios na saúde: superprodução, tempo de espera, transporte desnecessário, excesso de processamento, estoques em excesso, movimentação desnecessária, retrabalho por erros (defeitos) e subutilização do potencial das pessoas. Foram apresentadas ferramentas práticas, como o uso do A3 (ferramenta de gestão usada para resolver problemas de forma estruturada e visual) para resolução de problemas, gestão à vista, checklists visuais e registros fotográficos de processos.

A programação incluiu ainda dinâmicas reflexivas, como a atividade “Processo Cego”, que provocou reflexões sobre os impactos da falta de padronização e comunicação nos fluxos de trabalho. “A proposta é que a iniciativa marque o início de um processo contínuo de mapeamento e melhoria dos processos assistenciais no HU-Furg, com foco na eficiência, na humanização do cuidado e na valorização dos profissionais”, detalhou Taynara.

ASSESSORIA EBSERH FURG

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