Edição da acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência e altas habilidade mobilizou discussões sobre políticas públicas
Depois de onze dias de extensa programação cultural no balneário Cassino, terminou no domingo, 9, a 47ª Feira do Livro da FURG. Além dos quase 12 mil livros vendidos e mais de 2.500 trocados e doados, foram mais de 70 obras lançadas e autografadas, dezenas de ações culturais, entre mediações de leitura, oficinas de leitura e escrita, conversa com autores, exposições, shows musicais, apresentações teatrais, rodas de conversa sobre políticas públicas relativas à acessibilidade e à inclusão da pessoa com deficiência e altas habilidades, com destaque especial para o envolvimento de vários parceiros externos da universidade que trabalham com essa pauta. A organização do evento fez avaliação positiva da edição da feira, última sob a gestão da reitora Cleuza Dias.
“Em meio a um cenário de retração econômica, de crise política, de desconstrução das políticas públicas na área da cultura no país e de ataque às universidades federais, o fato de termos feito uma feira dessas, com as parecerias que constituímos, agregando muitos grupos internos e externos à universidade, é um grande mérito”, diz Daniel Prado, pró-reitor de Extensão e Cultura da FURG e coordenador geral da feira. “É a potência de ação que a universidade tem de mobilizar a comunidade, de vender e fazer circular milhares de livros, e de ser um ponto de encontro, de debate e de reflexão sobre o que avançamos e o que temos que avançar na questão da política pública da acessibilidade, com protagonismo dessas instituições que tratam das pessoas com deficiência”, considera.
Na cerimônia de encerramento, a reitora Cleuza Dias agradeceu as equipes diretamente envolvidas na organização da feira – Pró-reitorias de Extensão e Cultura (Proexc), de Infraestrutura (Proinfra), e de Planejamento e Administração (Proplad), e Secretaria de Comunicação (Secom) – e a presença da comunidade.
“Para mim, especialmente, é um momento de emoção, porque é a última feira que encerro como reitora da universidade. Mas encerro com a alma muito tranquila por ver uma feira como essa se concluir, com esse tema, que pra mim é muito importante, e que tornou essa feira muito mais grandiosa e rica em termos de participação da sociedade. Há tão pouco tempo essas pessoas estavam escondidas nas suas casas, hoje elas estão nas universidades, nas feiras, no palco como vimos aqui nossos estudantes cegos cantando, elas estão no mundo com todos os seus direitos e nos ajudando a conquistar os direitos que ainda não alcançaram. Encerramos essa feira com uma grande gratidão a todos que trabalharam por ela”, finalizou a reitora.
De acordo com o Sistema de Bibliotecas da FURG, foram vendidos 11.948 livros nas bancas da feira. O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, foi o título mais vendidos.
Livros mais vendidos
Posição - Título / autor - quantidade
1º - O pequeno príncipe / Antonio de Saint Exupéry - 18
2º - Saldos - 17
3º - A arte do benzimento / Javert de Menezes - 13
- Livro com Lego / Happy Book - 13
4º - Arquétipos: quem é você / Caroline Myss - 12
5º - O boto Charlie / Ivanei Peraça - 11
6º - A força da vida / Zíbia Gasparetto - 10
- Alimentos que curam / Renata Armas - 10
7º - O evangelho segundo o espiritismo / Allan Kardec - 9
- Terapia (coleção) / R.W. Alley - 9
8º - Diário de Anne Frank / Anne Frank - 8
- Espíritas (diversas obras) - 8
- Sherlock Holmes / Arthur Conab Doyle - 8
9º - Escravidão: do primeiro leilão de cativos em Portugal até a morte de Zumbi dos Palmares / Laurentino Gomes - 7
- Sambas desenhados - 7
10º - História do Rio Grande do Sul / Moacir Flores - 6
- O livro dos espíritos / Allan Kardec - 6
- O Livro dos Médiuns / Allan Kardec - 6
- Sapiens / Yuval Noah Harari - 6
- Um tal de Adão Latorre: A degola na Revolução de 1893 / Nilson Mariano - 6
47ª Feira do Livro encerra com quase 12 mil livros vendidos
Acessoria de Imprensa/Universidade Federal do Rio Grande